Menu Fechar

Implante Capilar ou Transplante Capilar?

A técnica por muitas vezes é definida em dois sinônimos, transplante capilar ou implante capilar, no entanto, o termo médico correto é transplante capilar. Transplante Capilar se dá a técnica de extrair/retirar, partes naturais do corpo humano e realocar em outra região. Já o implante, se dá a ação de peças artificiais a serem inseridas no corpo humano, como, por exemplo, o implante dentário.

O que é o transplante capilar?


O transplante capilar é um procedimento cirúrgico que envolve a transferência de folículos capilares de uma área doadora para uma área receptora. Esse procedimento é indicado para tratar a estética da calvície e da queda capilar em homens e mulheres.
Os folículos capilares são extraídos da área doadora, que, geralmente, é a região da nuca e as laterais da cabeça, onde o cabelo é mais resistente à queda, pela ausência do DHT (di-hidrotestosterona, hormônio responsável pela calvície no caso dos homens), os folículos extraídos são transplantados para área receptora, onde ocorreu a perda de cabelo. 

O objetivo do transplante capilar é restaurar o crescimento capilar de forma natural e duradoura.

Quais as técnicas mais utilizadas para realização do transplante capilar?

Hoje possuímos três técnicas mais utilizadas sendo a Técnica Fue, Técnica Fut e Técnica DHI, entenda mais sobre elas:


A Técnica FUE significa Folicular Unit Extraction, no português, extração de unidades foliculares.
Essa técnica consiste em uma das mais modernas para o transplante capilar, onde as unidades foliculares coletadas individualmente de uma área doadora são aplicadas em regiões calvas. A área doadora está geralmente localizada na parte posterior ou lateral da cabeça.
A mesma é conhecida por não deixar uma cicatriz linear visível, pela sua forma de extração.
Os fios extraídos, são transplantados de forma fio-a-fio na área receptora, proporcionando naturalidade, alta densidade, rápida recuperação e uma melhor cicatrização.

  • A FUT – Follicular Unit Transplantation, no português Transplante de Unidade Folicular, Neste método, uma faixa do couro cabeludo é removida da área doadora, normalmente da parte de trás da cabeça, onde os folículos capilares são mais resistentes à queda. Após essa extração, é feito uma sutura cuidadosamente, criando assim uma cicatriz linear na área doadora. A faixa removida é então dividida em unidades foliculares separadas, no qual cada uma contém um ou mais fios. 

A DHI – significa Direct Hair, no português “Implantação Direta de Cabelo”, essa técnica consiste em tratamento similar a técnica FUE em sua extração, entretanto a transplantação desses fios ocorre de uma forma diferente, na qual consiste na implantação dos folículos capilares, onde cada unidade folicular é colocada uma a uma, de forma manual e artesanal com uma caneta especial (Implanter). Com a técnica DHI é possível inclinar o Implante em diversas direções e/ou ângulos, seguindo a direção dos cabelos nativos com o objetivo de obter resultados mais naturais.

Tem cicatriz?
Na técnica FUT existe uma cicatriz linear na área doadora; Na técnica FUE e na DHI a cicatrização fica praticamente imperceptível.

O fio que foi retirado nasce novamente na região doadora?
Os fios retirados da área doadora não nascem mais. Isso se deve ao fato de ser retirado diretamente da raiz, o que permite que eles cresçam naturalmente em seu novo habitat.

O transplante capilar é feito por médicos?

Sim, mediante ao CRM, o transplante capilar é uma intervenção cirúrgica (minimamente invasiva), por tanto um ato médico. Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, o médico responsável o executa juntamente a sua equipe, sendo as mesmas da área da saúde, como enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem, instrumentadoras cirúrgicas, dentre outras.

O transplante Capilar é realizado em hospital?

Não há a necessidade de ser realizado em um hospital, por se tratar de um procedimento minimamente invasivo temos a possibilidade de trazê-lo para a estrutura clínica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *